
O Brasil fez história na noite desse sábado. A Seleção Brasileira jogou com muita raça e inteligência e derrotou a Argentina por 3x1. Com isso o Brasil garantiu vaga, antecipadamente, na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. Sendo assim a nossa seleção continua com a marca de disputar todas as Copas do Mundo. Com a vitória sobre a Argentina, o Brasil permanece em 1º lugar nas Eliminatórias Sulamericanas com 30 pontos ganhos.
A Argentina montou um jogo tenso. Muitas provocações foram feitas tanto pelo técnico Maradona como por alguns jogadores. O Estádio foi escolhido pelo treinador na tentativa da torcida fazer muita pressão em cima do Brasil. Mas na hora do jogo, o Brasil mostrou quem é superior.
O Jogo
A Argentina começou tomando a iniciativa e tentando pressionar. O Brasil marcava bem e tocava a bola com calma. Os argentinos esbarravam na defesa brasileira. Já a nossa seleção tinha dificuldade para armar os contra-ataques. Com poucas finalizações perigosas, o jogo tendia para o 0x0. Mas o Brasil tem uma nova arma para superar seus adversários mais difíceis. A Bola parada foi a saída encontrada para chegar ao gol. Aos 23 minutos Elano cobrou falta e cruzou, Luizão livre de marcação subiu para cabecear no cantinho e abrir o placar. Foi um gol que surpreendeu e deixou os argentinos assustados. Aos 26 minutos Messi cobrou falta, a bola passou por toda área e assustou. Aos 30 minutos o Brasil ampliou. Elano bateu uma falta, mas a bola foi desviada pela barreira. Na sobra Kaká cruzou, a zaga cortou, Maicon chutou e o goleiro defendeu, mas no rebote Luís Fabiano chegou para completar para o fundo do gol. A cara de desespero de Maradona era o maior exemplo da decepção dos argentinos. Eles ainda tentaram diminuir, mas pouco conseguiram furar o bloqueio defensivo brasileiro. Aos 37 minutos, Tevez cruzou e Maxío Rodriguez finalizou, Júlio Cesár fez uma grande defesa com os pés. Foi só o que a Argentina conseguiu fazer nos minutos finais da primeira etapa.
No segundo tempo, como era de se esperar, a presão argentina aumentou. Maradona colocou mais um atacante em campo, para tentar a reação. Mas não obteve sucesso graças a inspirada noite de toda a defesa brasileira. Os 15 minutos iniciais foram de total domínio argentino. O Brasil não conseguia puxar os contra-ataques. O Primeiro lance brasileiro foi aos 18 minutos em um chute de Luís Fabiano que passou perto do gol. No minuto seguinte a Argentina marcou seu gol. Datolo acertou um chute de fora da área no ângulo de Júlio Cesár que nada pôde fazer. A torcida se animou e tudo indicava que a pressão aumentaria. Eis que aparece o gênio da nossa seleção para apagar o fogo da Argentina. Aos 22 minutos, Kaká deu um drible no marcador e de forma consciente esperou para lançar Luís Fabiano nas costas do zagueiro e cara a cara com o goleiro. Aí o atacante artilheiro só teve o trabalho de tocar por cima de Andújar para a bola entrar e carimbar o passaporte brasileiro para a África do Sul. Foi um duro golpe para os donos da casa. A partir daí o Brasil equilibrou o jogo e com muita autoridade administrou o resultado.
Opinião
Foi uma vitória da competência brasileira. A Argentina pressionou o jogo todo, mas não teve qualidade para finalizar as jogadas. O Brasil passou maior parte do tempo jogando no contra-ataque. Porém só um gol saiu desse tipo de lance, os outros dois foram originados da bola parada. Como bem definiu Kaká, o Brasil jogou com inteligência. Os zagueiro foram gigantes, Kaká um maestro e Luís Fabiano, um artilheiro nato. Pela valentia, competência e autoridade apresentada o Brasil mereceu a vitória. Parabéns a Dunga que surpreendeu a todos. Mesmo muito criticado e com a desconfiança da torcida, teve paciência para montar o time ideal e encontrou. O Brasil superou todas as crises e expectativas e de maneira inédita na era dos pontos corridos garante a vaga com antecedência. Agora não é mais rumo à copa e sim rumo ao Hexacampeonato Mundial.
E agora Maradona? Falou muito e fez pouco. Se classificar para a Copa do Mundo com uma vitória sobre a Argentina e fora de casa é bom demais. Melhor ainda é deixar os "hermanos" em situação bem complicada.
Parabéns a todos os jogadores e comissão técnica. Agora terão oito meses para se preparar para a Copa do Mundo com tranquilidade. As partidas das Eliminatórias serão apenas amistosos de luxo.
O Árbitro Carlos Ruiz teve uma atuação regular disciplinarmente. Faltou critério na distribuição de cartões amarelos. Até marcou as faltas de maneiras corretas, mas deu muita preferência ao time da casa.
Na próxima rodada, o Brasil enfrenta o Chile na quarta-feira, 9, em Salvador às 21h50. Já a Argentina joga contra o Paraguai no mesmo dia às 20h em Assunção no Paraguai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário