domingo, 11 de outubro de 2009

Bolívia vence o Brasil

Foto: Site Terra

A Seleção Brasileira caiu diante da altitude. O Brasil não conseguiu superar as dificuldades encontradas nos 3600 metros acima do mar e foi derrotado pela Bolívia por 2x1. Mesmo com a derrota o Brasil permanece na 1ª colocação das Eliminatórias Sulamericanas da Copa do Mundo. Com 33 pontos, a seleção está empatada com o Paraguai, mas leva vantagem no saldo de gols. Há 19 jogos, a seleção comandada por Dunga não sabia o que era perder.

O Jogo


O Brasil começou muito lento. A Bolívia adiantou a marcação e impedia o Brasil de trabalhar a bola. Logo aos cinco minutos, os donos da casa tiveram a primeira chance de abrir o marcador. O atacante Arce (do Sport) recebeu livre e cara a cara com Júlio Cesár. Ele bateu forte, mas o goleiro brasileiro fez grande defesa. Com mais posse de bola, os bolivianos abriram o placar aos nove minutos. Arce cobrou escanteio e Olivares subiu sozinho e cabeceou a bola para dentro do gol. Uma falha geral da defesa brasileira. A Seleção canarinha continuava muito lenta, sem vontade. O primeiro grande lance do Brasil foi aos 20 minutos. Diego Souza tabelou com Nilmar e saiu na cara do gol, mas chutou alto e para fora. Aos 23 minutos foi a vez de Nilmar tabelar com Adriano e cruzar, mas o "imperador" não conseguiu alcançar a bola para cabecear. Aos 25 minutos o Brasil teve um gol anulado, Maicon e Adriano estavam impedidos na hora de marcar o gol. A Bolívia respondeu com eficiência. Aos 30 minutos Arce sofreu falta na frente da área. Marcelo Moreno bateu colocado no ângulo direito, sem chances para Júlio Cesár. Era um placar inesperado, 2x0 para a Bolívia ainda no primeiro tempo não estava nos planos dos brasileiros. Daniel Alves acertou um chute forte na trave aos 35 minutos e foi tudo que o Brasil conseguiu fazer até o fim do primeiro tempo.


Na segunda etapa, o Brasil voltou com Alex no lugar de Diego Souza e Diego Tardelli na vaga de Adriano. O Nível técnico foi muito baixo. Nenhuma das duas seleções conseguia jogar bem. Prevalecia apenas a boa marcação boliviana e vontade deles de vencer. A primeira grande jogada foi aos 24 minutos. Em um contra-ataque rápido, Maicon recebeu e cruzou. Nilmar pulou entre dois zagueiros, cabeceou e fez o gol de honra do Brasil. Depois disso apenas dois lances chamaram a atenção. Aos 38 minutos, em mais uma falha defensiva do Brasil, o zagueiro Rivero cabeceou por cima de Júlio Cesár, a bola passou perto do travessão. Aos 46 minutos Daniel Alves chutou de fora da área e a bola passou próximo da trave. Era o fim de uma invencibilidade que já durava 19 jogos.


Opinião


O Resultado foi mais justo. Venceu quem teve mais competência e vontade de ganhar. A Seleção Brasileira sentiu um pouco a altitude. Mas jogou muito mal. Além do normal, esperado pela pressão dos 3600 metros acima do mar. A Bolívia foi mais eficiente. A principal jogada era a bola aerea. A zaga brasileira falhou demais, ninguém subia. O Atacante Arce fez, principalmente no primeiro tempo, o que quis. Deu passe para o primeiro gol, sofreu a falta do segundo e ainda deu muito trabalho para o sistema defensivo brasileiro. Tanto que foi aplaudido ao sair de campo no segundo tempo. A questão da altitude pesou, mas o Brasil já jogou melhor em La Paz. Faltou um pouco mais de vontade por parte dos jogadores brasileiros. Mas não é nada que abale a campanha, nem que preocupe muito. Dunga tem o time na mão e o time com Kaká e Luís Fabiano rende muito mais do que o que se viu hoje na ausência dos dois.


O Melhor jogador do Brasil em campo foi Daniel Alves. Foi quem mais demonstrou vontade em ajudar. Ele está se dando bem na nova função, como meia. Por outro lado, os piores em campo foram os dois zagueiros, Miranda e Luisão. Não marcaram corretamente e não subiam nas bolas aéreas. Atrapalharam demais o trabalho de Júlio Cesár.



O árbitro Pablo Pozo conduziu bem a partida. Distribui bem os cartões amarelos e marcou com critérios as faltas. Cometeu pequenos erros, mas não interferiu no resultado final da partida.



Na próxima e última rodada, o Brasil joga contra a Venezuela na próxima quarta-feira, 14, às 19hs em Campo Grande(MT). Já a Bolívia enfrenta o Peru no mesmo dia e horário em Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário