Todos apostavam em uma vitória do Grêmio sobre o Sport. E alguns até em uma vitória fácil, até de goleada. Mas o Leão surpreendeu. O time rubro-negro jogou com muita raça e conseguiu buscar o empate por três vezes. No final, o Sport saiu de Porto Alegre com um empate em 3x3. Um ponto importante na briga contra o rebaixamento. E um resultado que pode dar moral ao elenco, pela forma como foi conquistado. Com o resultado o Sport permanece na 19ª posição com 24 pontos ganhos, quatro a menos que o Santo André, primeiro time fora da zona do rebaixamento.
O Jogo
O Sport começou até bem. O primeiro minuto, o time mostrou uma postura tática de marcação e de ataque correto. Porém parou por aí. Com o desenrolar da partida o que se viu foi falha no sistema defensivo rubro-negro e eficiência na marcação gremista. E o time do Grêmio começou a mostrar sua superioridade. Aos quatro minutos, Tcheco aparece com liberdade para cabecear e a bola passou perto. Aos sete minutos, o tricolor gaúcho abriu o placar. Maxí Lopez fez boa jogada pela direita e cruzou para Jonas livre de marcação bater de primeira e marcar um golaço. O Sport não sentiu o golpe e reagiu. Aos dez minutos, após cobrança de escanteio de Dutra, Vandinho subiu mais que os zagueiros para cabecear e empatar a partida. O Jogo caiu um pouco de qualidade, o Grêmio com uma marcação mais eficiente fazia com que o Sport tivesse dificuldade para tocar a bola. Por outro lado, o time pernambucano dava espaço para o adversário trabalhar.
Mas só aos 27 minutos é que o Grêmio desempatou. Maxí Lopez ganhou de Durval com falta, o juiz não marcou e o argentino seguiu tentou driblar Igor e bateu. A bola desviou no zagueiro rubro-negro e encobriu Magrão que estava adiantado. O Sport continuou lutando, se encaixou mais com o toque de bola. Aos 38 minutos, Vandinho ganhou na linha de fundo e tocou para Paulinho. Mas o atacante teve pressa para finalizar e acabou pegando errado na bola e desperdiçando uma grande chance de empatar novamente a partida. Foi o último lance de perigo do primeiro tempo.
Na segunda etapa o Sport voltou mais ligado e com mais disposição. O time rubro-negro passou a jogar de igual para igual com o Grêmio. Logo aos quatro minutos, o Leão chegou ao empate. Após um cruzamento de Dutra, Vandinho escorou para trás, Andrade chutou e o goleiro Marcelo deu rebote, a bola sobrou para Paulinho tocar para o fundo do gol. Depois do empate, o Grêmio acordou e voltou a ter o domínio do jogo. Foram cinco minutos de pressão gremista. Aos sete minutos, Tcheco chutou e a bola passou muito perto da trave. Aos nove minutos uma confusão na área, a bola sobrou para Jonas que chutou e Magrão espalmou para escanteio. Após a cobrança, Durval meteu a mão na bola dentro da área e juiz marcou pênalti. Tcheco bateu no canto direito e Magrão espalmou, salvando o Sport. Mas a pressão do Grêmio continuou. Aos 14 minutos, após nova cobrança de escanteio, Maxí Lopez desvia e a bola toca em Andrade e vai para dentro do gol. Assim o Grêmio mais uma vez ficava na frente do marcador.
Mas quem achou que o Sport ia desistir se enganou. O time rubro-negro não se entregou e continuou lutando. Alguns jogadores como Dutra e Hamílton cresceram na marcação e começaram a ser importante para segurar o adversário. Aos 18 minutos, o Leão quase empata. Eduardo cabeceou e Marcelo fez uma grande defesa. Aos 25 minutos, Tcheco faz grande jogada e rola para Souza que bate cruzado para fora com perigo. Aos 28 minutos, o placar foi novamente igualado pelo Sport. Andrade bateu uma falta rasteira, a bola ficou solta na grande área e no bate rebate sobrou para Fininho empurrar para dentro do gol, selando a reação rubro-negra. O Sport recuou e o Grêmio tentou pressionar, mas prevaleceu a raça pernambucana. A última chance do time da casa foi aos 41 minutos. Após mais uma cobrança de escanteio, Tcheco subiu livre para cabecear e Magrão fez uma defesa espetacular. No fim, restou ao Sport segurara com muita valentia o resultado.
Opinião
Foi um resultado justo. O Jogo foi até fraco tecnicamente no primeiro tempo. O Grêmio foi superior com uma marcação eficiente e um toque de bola qualitativo. O Sport não tinha muito espaço e apresentava dificuldade para tocar a bola. Para se ter uma idéia da diferença da postura das equipes. A marcação aos atacantes do Grêmio era individual. Já quando alguém do Sport pegava a bola no ataque, três jogadores adversários encostavam para marcar. O primeiro gol do Grêmio foi uma falha de marcação e o segundo foi irregular, já que o juiz não viu uma falta clara de Maxí Lopez em Durval. No segundo tempo o jogo melhorou. Ficou mais equilibrado e bem disputado. O Sport mostrou mais disposição e raça. O time rubro-negro conseguiu empatr logo no ínicio. O Grêmio voltou a vantagem após uma pressão enorme. O Sport não se intimidou e cresceu a vontade e determinação de seus jogadores. O gol de empate foi uma demonstração da raça rubro-negra.
Depois Chamusca recuou o time, colocando três zagueiros em campo. Aí foi onde prevaleceu ainda mais a raça e o time conseguiu bravamente segurar o empate. Foi um resultado para dar moral ao grupo. E para mostrar que se quiserem, os jogadores podem tirar o Sport dessa situação. Esse é o espiríto que o time tem que mostra nos demais jogos para tentar se livrar do rebaixamento. Só precisa de mais qualidade ofensiva, principalmente na criação de jogadas ofensivas.
O Árbitro teve uma atuação regular. Ele marcou algumas faltas inexistentes a favor do Grêmio. Errou no lance do segundo gol do Fluminense ao não marcar falta de Maxí Lopez. Antes, já não tinha marcado um pênalti a favor do Sport quando Rever tirou uma bola com a mão, para sua sorte na sequência da jogada o Sport fez o primeiro gol. Distribuiu poucos cartões. Mostrou ser daqueles árbitros caseiros. No segundo tempo até melhorou um pouco e foi mais coerente.
Na próxima rodada, o Sport joga contra o Santos na quarta-feira, 7, às 19h30 na Ilha do Retiro. Já o Grêmio enfrenta o Atlético Paranaense no mesmo dia às 21hs na Arena da Baixada, em Curitiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário